Panelas de barro capixabas

"A autêntica panela de barro brasileira é feita com o barro de goiabeiras em Vitória-ES. Nenhuma panela de barro no Brasil se compara a estas panelas.

A autêntica moqueca de peixe no Brasil é a Moqueca Capixaba, o restante é peixada...."

Walter/ 2014



PANELAS DE BARRO CAPIXABA
Os frutos do mar estão presentes nos principais ícones da gastronomia típica Vitória: a moqueca e a torta capixaba. O preparo destes pratos envolve uma peça muito importante do nosso artesanato, a panela de barro.  Há mais de 400 anos, a produção dessa panela é passada de mãe para filha, garantindo a sobrevivência das paneleiras e da nossa tradição.  As mulheres usam o barro tabatinga para moldar as panelas e uma tintura chamada tanino para dar a coloração escura. Se você quiser comprar uma panela de barro para preparar seus pratos, exija o selo de autenticidade das Paneleiras de Goiabeiras. O telefone da Associação das Paneleiras é (0**27) 3327-0519.


Queima da panela
O MODO DE FAZER AS PANELAS DE BARRO
A confecção da panela de barro é uma técnica secular que chegou aos nossos dias pela transmissão das tradições familiares, desde a busca de todas as matérias primas que compõem , até a sua utilização. Para fazer as panelas, as artesãs retiram argila do Vale do Mulembá, situado no bairro Joana D’Arc, na Ilha de Vitória. Quando chega ao galpão, o barro passo por um processo de limpeza no qual são retirados os grãos de areia maiores e a matéria orgânica visível para que seja amassado, manualmente, em seguida. É o momento que inicia-se o processo de confecção da panela, através de uma técnica de modelagem aplicada a partir de uma bola de barro. O acabamento da panela é feito com seixos rolados (pedras de rio), casca de coco, facas e estiletes. A peça totalmente modelada é colocada ao ar livre para secar e depois de seca, é alisada com um seixo rolado para retirar os grãos de areia mais grossos. A partir daí, as paneleiras reúnem sua produção e queimam suas panelas. No final da queima, as peças, ainda quentes, recebem um tratamento de superfície com tanino (retirado da casca das árvores do mangue “Rhizophora mangle”), dando coloração específica as peças.
É aconselhável ao comprador das panelas de barro uma outra queima antes de utilizá-las na cozinha. Para isso, deve-se colocar dentro da panela 2 colheres de óleo de cozinha, de preferência óleo de oliva, levando-a em contato com o fogo. O óleo queimará e, quando a fumaça começar a ficar preta, o fogo deve ser apagado. Tudo isso para que os materiais usados na confecção das panelas não interfiram no sabor da comida.
A AUTENTICIDADE
Em Goiabeiras, existem panelas de barro e panelas. Para que o turista e a população em geral compre uma autêntica panela de barro, a Prefeitura Municipal de Vitória lançou o Selo de Qualidade das Panelas de Barro que identifica o artesanato típico produzido em Vitória. O objetivo é garantir a qualidade dos produtos, já que mesmo em Vitória e nos municípios vizinhos outras panelas são produzidas com técnicas diferentes e sem qualquer tradição. Portanto, na hora da compra não esqueça de verificar se a panela contém o Selo de Autenticidade.





MUQUECA CAPIXABA


Ingredientes:

1 kg de postas de badejo com cerca de 1,5 cm de espessura
· 1 kg de tomates bem vermelhos
· 2 maços de coentro
· 1 maço de salsinha
· 1 maço de cebolinha verde
· suco de limão
· sementes de urucum fervidas no azeite ou coloral
· sal
· azeite de qualidade



Modo de Preparo
Tempere as postas de badejo com sal e limão. Em uma legítima panela de barro capixaba tipo rasa, com tampa, coloque os tomates cortados com pele e caroços. Adicione o suco de um limão, uma pitada de sal, um maço de coentro picadinho, salsa e cebolinha picados e adicione o azeite fervido com o urucum (separando as sementes) ou o coloral. Deixe ferver até o tomate ficar macio. Adicione as postas de peixe, sem superpô-las para que não se desmanchem na hora de servir. Mergulhe o peixe no molho bem quente e regue fartamente com o azeite. Adicione o suco de meio limão e prove, corrigindo o sal. O peixe deve cozinhar por 15 minutos com a panela tampada sem mexer. Enfeite com o resto do coentro picado e sirva na própria panela, ainda fervendo. Se quiser preparar muqueca com molho de camarão, cozinhe camarão descascado junto com o peixe. Da mesma forma, pode-se preparar muqueca de lagosta, camarão ou marisco. A legítima muqueca capixaba não leva cebolas. Algumas pessoas gostam de usar cebola picadinha.



 Preparo do Pirão
Para o pirão, numa panela funda coloque 1,5 l de água, a cabeça, os restantes dos temperos, o azeite, o urucum (ou colorau), o sal e a pimenta a gosto. Deixe ferver bem, até que desmanche bem o peixe. Coe em um escorredor de macarrão. Leve o caldo frio ao fogo e vá acrescentando a farinha de mandioca aos poucos e sempre mexendo, até levantar fervura.



Bom apetite!

Comentários

Postagens mais visitadas